segunda-feira, 25 de abril de 2011

Liberdade de Imprensa e direito a dignidade da pessoa humana

tá...sou apenas uma estudante de jornalismo que leu poucas coisas a respeito de dignidade da pessoa humana prevista na Constituição Federal de 1988, mas estou lançando a minha visão recortada sobre esse assunto. Hoje fui a uma exposição de um trabalho sobre tal assunto.
Sei que o primeiro artigo e vários outros tratam sobre o tema, entendo e vejo que o retrato da mídia, as vezes, não é o correto, que toma posição de senhor da verdade, julga antes do veredicto final do Juiz.

Mas me atentei a um fato que os meus caros colegas futuros juristas e juristas já renomados, não se ocupam em discutir a mídia.

É fácil, criticar. O difícil é fazer o papel de mídia.
É fácil culpar esse ou aquele veículo de imprensa sobre tomar as rédeas de julgamentos, vários são os exemplos, mas um dos pontos primordias, ao meu ver, um conselho federal para a classe, esse é tomado como censura prévia por boa parte dos caros juristas.

O conselho, como o de Medicina, a Ordem dos Advogados, faria esse papel, não de censurar, mas de trazer uma reflexão social sobre o papel da imprensa, da divulgação da informação, do uso e abuso de imagens, só quem observa analiticamente e vive esse conturbado mundo, pode percebe essa necessidade gritante.

Mas, sou apenas uma quase jornalista....(um dia eu chego lá) refletindo sobre a discussão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário