sexta-feira, 29 de abril de 2011

Dias em que a cabeça trava - explicações


Não é difícil ter algo em mente para escrever, seja para o trabalho em Assessoria, na faculdade, a toa como escrevo nesse rascunho e compartilho as minhas alegrias, frustrações, tristezas,  reflexões.É um exercício que proponho quase diariamente, aplicando aquilo que li nos jornais. Mas ontem, parece que quando você está tentando lapidar um diamante e ele se despedaça na sua frente. Fica tudo tão sem graça.
Perde-se o tesão do momento inicial da escrita, a criação mental exaustiva,  o processo de filtro de tudo o que se ouve ou vê. Uma análise de percepção do ambiente que gira em torno da gente.

Sobra só um pensamento positivo, aquele de que o novo texto será melhor do que aquele planejado, arquitetado, organizado e reorganizado na disposição das palavras, sintaxe, concordância, uso de figuras de linguagem, de expressão, pensamento narrativo poético. Por um minuto, ou breve tempo, parece que a cabeça trava como um computador.
Dá aquele branco total, e agora?
Respira?Conta até 10?

Todas as idéias desnecessárias preenchem o cérebro, nesse momento tenso. Outro exercício que funciona é puxar e escrever o que vier primeiro, como se fosse um brainstorm publicitário. Organizar em caixinhas e manter o controle, quem sabe escrevendo o que devo fazer,  internalizo esses conceitos, como diria o educador Paulo Freire.

Isso foi só um desabafo....quem sabe, desbitola as idéias da cabeça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário