sábado, 7 de maio de 2011

Visão libertária do amor


Toda forma de amor é válida. Em recente decisão do Supremo Tribunal Federal foi decidido que casais homossexuais poderiam se casar perante o Juiz de paz. Nada mais justo, afinal de contas, desde que o mundo é mundo, é inegável que exista esse tipo de relação, é o fim de uma hipocrisia social, pois o Brasil em sua carta magna afirma ser um Estado laico, ou seja, não são costumes de igrejas que deveriam ditar as leis.

Porque negar a essas pessoas o reconhecimento de suas decisões?Em outras épocas ser homossexual era motivo para se matar um ser, mas na sociedade em que vivemos que as máscaras da hipocrisia andam a cair, e as pessoas a cada dia que passam, assumem publicamente a sua orientação sexual, isso já deveria ser direito do cidadão.

E não, não acho que vai rechaçar valores familiares, isso para mim, é apenas uma forma de preconceito velado. Pessoas da mentalidade do Bolsonaro, por exemplo. Quer queira a lei ou não, as pessoas não vão deixar de se unir, por meras questões legais, são razões bem além dessas. Hoje, vi um caso no jornal, de duas mulheres que vivem juntas há mais de 18 anos, o que a lei vai garantir é só o que ela já dita em seus incisos e artigos, o direito que já consta no seu primeiro artigo, o da cidadania, da dignidade da pessoa humana. Bom ver que os caros magistrados reconheçam que estas pessoas sofrem rotineiramente com conceitos do tempo dos homens das cavernas, e que sim, tem o direito de escolher sobre a própria vida.

Conforme o grau de desenvolvimento social e cultural, os países ajustam as suas leis para atender o cidadão homossexual. Nos Estados Unidos, isso é bem dividido, há distritos que o consideram ilegal, e outros que o reconhecem socialmente. Na União Europeia, em 1994, foi instituído uma resolução que promulga limites de idade para o consentimento sexual, igualdade de trabalho no âmbito público e particular, direitos e vantagens de casamento e adoção.

O primeiro país a autorizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo foi a Holanda, em 2001,seguidos pela Alemanha.Na Bélgica foi adotada em 2003, aplicando-se aos estrangeiros em 2004. Na Inglaterra, em 2004. Já no Canadá, em 1997, uma província reconheceu o direito, a possiblidade de tutela e adoção dos homossexuais.

Histórico

 Na Grécia antiga, a homossexualidade influía diretamente na iniciação do jovem à vida pública, como uma forma de ativar a masculinidade e o mundo adulto, em detrimento da condição infantil.Já, na Grécia Clássica, os grandes filósofos como Aristóteles e Sócrates o reconheciam como a forma de amor mais sublime, o segundo o considerava uma anormalidade, mas como a maneira mais plena, tanto de amor como de amizade.
Em Roma, foi acolhida a homossexualidade entre homens desde que estes não se reconhecessem como passivos, na relação.

A questão tomou outros rumos na Idade Média, no qual o poderio da Igreja Católica era muito forte. Alguns teólogos afirmam que essa homofobia surgiu de uma visão do judaísmo de manter e preservar o grupo étnico. E 1179, no Conselho de Latrão, homossexualismo foi considerado crime, inclusive com pena de morte.

No século 19, homossexualismo deixa de ser considerado crime, e os cientistas da época começam a tratar como doença. Nessa época surgem as alcunhas homossexuais e heterossexuais. Em 1985, o conceito de doença de distúrbio mental é deixado de lado, e o termo passa a ser considerado como de ordem psicossocial, ou seja, falta de ajuste por discriminação religiosa ou sexual. A década de 60 é marcada pela luta dos grupos, em prol da liberdade sexual.  

Por tudo isso, acredito e dou fé que toda forma de amor é válida e deveria ser garantida, afinal de contas, as leis são feitas em prol dos cidadãos, para os resguardá-los e respaldar o direito de exercer a cidadania.

2 comentários:

  1. Ótimos texto para este importante momento histórico. A decisão do STF é um passo a mais para a aceitação da sociedade sobre ela mesma, que muitas vezes não aceita se olhar no espelho.

    ResponderExcluir
  2. Se a Constituição Brasileira já prevê direitos iguais a todos, por que precisou que o STF determinasse que os direitos sejam iguais também aos homosexuais? Isso é, no mínimo, interessante. Gastaram tempo, papel, dinheiro e saliva para confirmar o que já estava confirmado desde 1988, bastava a aplicação e discutir apenas as leis penais para o caso de descumprimento. E parabéns pelo blog. :)

    ResponderExcluir