sexta-feira, 10 de junho de 2011

Como se virar e ser um estagiário de jornalismo

Bem...ao longo de todo esse tempo que eu passei por algumas assessorias de comunicação e de imprensa, tenho acumulado alguma propriedade no quesito estágio, já são 3 diferentes empresas, pessoas maravilhosas que eu conheci e algumas experiências interessantes e outras bem engraçadas.Afinal de contas, não é porque estamos exercendo um papel social, que tem que ser maçante e chato.

Vamos direto aos pontos...

É fato que como todo novato de assessoria, a maioria da imprensa que liga atrás de informações, se você fala que é estagiário, não te dá tanta moral, e pede para falar com outra pessoa. Nesse caso apresente-se como estagiário, mas diga que sim, você pode ajudá-lo... mas se não souber, não invente moda e pergunte ao responsável, o que você faz naquele tipo de situação.

Ao chegar de pára-quedas na empresa... logicamente você não conhece como funciona exatamente, então pergunte tudo. Quem é quem, quem faz o que, qual o cargo, se a pessoa está acostumada ou não a dar entrevista. E outra coisa, pesquise sobre a área que você trabalha, para tentar evitar os erros. Prepare-se para as entrevistas, leia a respeito do assunto e anote os nomes de quem terá que entrevistar e claro telefones. Cheque informações, para não levar a chamada “barrigada” (informação errada ou mal apurada)
Saiba ouvir uma crítica....e aceitar que o seu texto não é o melhor do mundo e sim ele precisa ser editado, sim vai ser alterado, mas tudo isso é um aprendizado.

Nadaa de preguiça, se um repórter de algum meio de comunicação quer que você levante os dados e planilhas, faça-o! Posteriormente ele vai se familiarizar e perceber que o órgão está disposto a atender da melhor forma possível e vai se acostuma a te procurar quando precisar de ajuda ou de uma entrevista. Tente entender a lógica de funcionamento da empresa, e com o tempo algumas coisas você mesmo já consegue esclarecer ao público.

Em dia de eventos, com pessoas de cargo e etc, procure saber quem é cada um, porque se tiver que escrever um texto, a coisa flui mais fácil. E uma das gafes que eu pude ser a protagonista foi quando eu achei que o nome em uma lista era de mulher, e perguntei se a pessoa era a representante, vi um rosto de como assim e um: - Não, eu sou O fulano. Imaginem a minha cara de tacho. Mas foi engraçado. E tente saber dos eventos antes, para não aparecer neles parecendo um mulambo, porque é a partir daí que você começa a ser visto, porque as pessoas que estão no evento é quem possivelmente, um dia você poderá manter contato profissional.

Outra coisa, se o seu chefe te pedir para cobrir a inauguração de uma pedra na rua, discuta se é interessante, mas se ele alegar que é sim. Faça-o, sem resmungar.

Se a primeira coisa que te falarem, no caso da assessoria (o que é bem comum) que a sua obrigação é ler todo o jornal e preparar o clipping (matérias relacionadas à empresa), se não tem o costume é bom começar a se familiarizar, e não não faça cara feia, é uma das estratégias de analisar como o órgão é visto, e sim, colabora muito para o seu crescimento

. Além de dar uma certa malícia quanto a própria produção da matéria, evita as gafes do tipo abaixo.
 Quando o repórter espera uma declaração bombástica e o estagiário fala : ahh, não sei disso não, deve ser.Daí, sai no jornal do outro dia: “A Assessoria afirma desconhecer o assunto” #fail

Ou fazer alguma declaração que pode virar a manchete no dia seguinte que na tem nada a ver com a informação que deveria ser repassada.(Não seja inocente). Você começa a ficar detalhista e percebe que uma notinha hoje pode se transformar na grande matéria ou manchete de amanhã, bem como achar alguns erros no texto( mas isso já é outra história).

A maioria dessas dicas você não aprende durante o curso, mas pelo menos eu aprendi com o dia a dia, sim são coisas que captei a partir da observação diária. Aos novatos na área, espero ter ajudado, para quem já vive nesse ambiente de assessorias, só falei o óbvio. E para aqueles que desconhecem, bem vindo ao meu atual mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário